Durante os dias 25,26 e 27 de setembro, aconteceu a 10ª edição do festival de praia denominado JACARÉ VERÃO, realizado no município de Jacareacanga - Região do Tapajós, no estado do Pará.
O Evento foi promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto – SEMECD, em parceria com as demais secretarias de governo do município de Jacareacanga, além do apoio das policias militar e civil, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil, Conselho Tutelar, Ministério Público e UHE São Manoel. Para a organização do evento, o Jacaré Verão 2015 foi avaliado como um dos melhores dos últimos 10 anos “proporcionando aos participantes um programação diversificada, com show de artísticas locais e do Estado do Pará durante os 3 dias de evento; atividades esportivas na praia; apresentações culturais, além do tão esperado concurso garota e garoto Jacaré Verão 2015” afirma Paulo Gilberto Oliveira Viana – Diretor de Cultura, Desporto e Lazer.
A programação iniciou na sexta-feira (25/09) com a abertura oficial do evento, pela Secretária de Educação Cultura e Desporto Jokastt Semblano, dando as boas-vindas aos participantes, seguida da apresentação cultural do Grupo Star Dance, depois as bandas Forró Perfeito e os Brothers, finalizando o primeiro dia com o cantor Thiago Santana. No sábado a programação teve início às 12h, com torneios de futsal de areia, voleibol masculino e feminino, ao som das bandas Forró Perfeito e os Brothers. Durante a noite foi a vez da banda Xote do Bom e Banda ARK. No domingo, último dia de evento, além dos torneios de vôlei masculino e feminino e da apresentação cultural Star Dance, aconteceu o concurso Garota e Garoto Jacaré Verão 2015. Para os jurados do curso, o garoto Jacaré Verão foi Frank Henrique de 20 anos e Paloma Ribeiro de 19 anos a garota Jacaré Verão.
Segundo a Defesa Civil, durante os 3 dias de programação, passaram pelo evento cerca de 6 mil pessoas. “Pela quantidade de pessoas, e pelo porte do Jacaré Verão, não registramos significativos problemas, avaliamos que os participantes de Jacaré Verão vieram com o real intuito de se divertir. Não houve nenhuma ocorrência de afogamento e nem com as lanchas. E para a nossa supressa, também não registramos casos de problemas relacionados com a bebida” diz José da Silva Cavalcante – Coordenador e Técnico da Defesa Civil de Jacareacanga.
Economia e turismo: Além da extensa programação artístico cultural, o festival proporcionou um fortalecimento da economia local, principalmente para os pequenos empreendedores, que comercializaram diversos produtos durante os 3 dias do evento. “É a primeira vez que eu venho vender aqui no Jacaré Verão, e foi muito bom, pois vendemos todas as comidas que preparamos e mais de 150 caixas de cerveja” explica a vendedora Arany Brito da Silva - Branca.
“A cada ano que passa Jacareacanga recebe mais turistas para participar das diversas programações realizadas pelo município. Uma pessoa que veio ano passado, e gostou, já passou para outro e assim, ano a pós ano o número de turista só aumenta. Todos os hotéis da cidade estavam lotados, e alternativa foi acampar na praia” aponta André Tukson - Técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo.
“Somos de Belo Horizontes (MG) e viemos de moto para conhecer as belezas naturais de Jacareacanga e participar do Jacaré Verão. Gostamos muito da hospitalidade da população, vamos voltar para nossa cidade levando as aventuras vividas na estrada e esse povo maravilhoso do Pará” diz Rafael Medina. Rafael e seus dois irmãos vieram de moto de Belo Horizontes para Jacareacanga.
SOBRE O JACARÉ VERÃO: Tornando-se patrimônio cultural de natureza imaterial do estado do Pará, o jacaré verão é um evento que propicia a Região Oeste e ao município de Jacareacanga, oportunidades cultura, lazer e entretenimento sadio e seguro. Utilizando como cenário nossas belezas naturais assim como o incentivo à preservação do meio ambiente. O jacaré verão não é somente um evento de lazer e entretenimento, mais um potencial instrumento de inclusão social, uma vez que se propõe a tirar a população da ociosidade, principalmente os jovens que participarão das diversas modalidades esportivas culturais e de lazer. Também se torna uma grande oportunidade de geração de trabalho e renda, com as diversas oportunidades para dezenas de famílias do município. O jacaré verão é um evento que tem um forte apelo à questão ambiental principalmente no cuidado de trabalhar com a população local, processos educativos que contribuam para que tenhamos nossos ambientes naturais” explorados” nas suas potencialidades, mas com pleno controle e preservação.
Fonte: ASCOM/PMJ
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!