http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Com o encerramento da cooperação entre Brasil e Cuba, vários médicos cubanos que estavam trabalhando no pais resolveram ficar por aqui, eles aguardam uma oportunidade para voltar a trabalhar como medico no Brasil.
Enquanto isso não acontece quem ficou por aqui vai se virando como pode, em Itaituba cerca de 10 médicos cubanos ficaram na cidade, nossa reportagem conheceu alguns deles. 
(MIGUEL ÂNGELO- MÉDICO)
- Medico Cubano; Miguel Ângelo tem 29 anos de idade, está há 01 ano e 08 meses no Brasil. Foi desligado do Programa (Mais Médicos) em Novembro de 2018. Estava trabalhando na Aldeia Santa Maria, no município de Jacareacanga, sudoeste do Pará, distante 03 dias de voadeira até a aldeia, de Itaituba são 04 dias, o médico ficava 20 dias direto na aldeia, e 20 dias passava em Itaituba.
Miguel, era casado em Cuba, mas separou, é pai de três filhos, que estão morando com a mãe no pais de origem. Miguel foi contrato para ficar 03 anos no Brasil, mas com o encerramento do Programa (Mais Médicos), ele deveria retornar para Cuba, porem tomou a decisão de não retornar, ficou no Brasil, casou-se novamente, (união estável), sua esposa está gravida de aproximadamente de 20 semanas. Segundo ele conheceu sua esposa em um dia de jogo da seleção brasileira na orla de Itaituba.
Miguel ganhava do Governo Federal como médico (Clinico Geral) 2.978,00, e ganhava uma ajuda de custo no valor de 2.750,00, totalizando valor de 5.728,00. Segundo Miguel, ficou no Brasil por dois principais motivos, o primeiro foi porque se apaixonou pela atual esposa, e o segundo foi porque o presidente do Brasil Jair Bolsonaro, disse que quem ficasse no Brasil ele iria contratar e deixar trazer a família para o pais. Disse também que enquanto não voltar a trabalhar como médico, precisando se manter e para não ficar sem fazer nada resolveu vender churrasco (espetinho).
(HUMBERTO SOTO MÉDICO)
- Medico Humberto Soto Armand, de 47 anos, chegou ao Brasil em Setembro de 2014 também contratado pelo Programa Mais Médicos, também foi trabalhar na área indígena pertencente ao DESEI TAPAJÓS, trabalhou durante 01 ano na Aldeia Santa Maria, e 02 anos na Aldeia Sai Cinza, município de Jacareacanga. Retornou para Cuba, e foi contratado novamente pelo programa para mais 03 anos. Nesse segundo contrato trabalhou nas comunidades: Camarão; Pinhel e Escrivão, localizadas no município de Aveiro, também no sudoeste do estado. 
- E maio de 2015 conheceu a professora Suleni Oliveira, em Abril de 2017 os dois se casaram. Humberto que é clinico geral e especialista em Gastro tem uma filha de 15 anos que mora em Cuba. Humberto também disse que precisa se manter por isso se juntou com seu colega Miguel para vender espetinho, ganhando cerca de 200 a 300 por dia, com tempero Cubano e Brasileiro, ele disse que quem come aprova o tempero. “Enquanto eu não é chamado para trabalhar como médico vou continuar vendendo espetinho”, disse Humberto.
(RAY MILTON- MÉDICO)
- Ray Milton Deschamps Toledo, de 28 anos, também medico, chegou ao Brasil dia 05 de Agosto de 2017, estava trabalhando na Aldeia WARO-APOMP, no município de Jacareacanga, dois dias de viagem de voadeira, ele também clinico geral. Ray aparentava estar mais triste, está desempregado, aguardando ser chamado pelo governo federal, ele também casou-se no Brasil, com uma enfermeira, o casamente aconteceu em 07 de Dezembro de 2018, como os colegas ficou no Brasil em busca de melhoras.
(JOSÉ MIGUEL- MÉDICO)
Em um supermercado da cidade encontramos o médico Cubano José Miguel, de 45 anos de idade, trabalhando como empacotador, disse que não tem vergonha de trabalhar no mercado. Ele chegou ao Brasil em 01 de Dezembro de 2016, também trabalhava na área indígena, na Aldeia Sai Cinza; Carrossal Rio Tapajós e Restinga, também foi desligado em Novembro, está a cerca de 12 dias trabalhando no mercado, e disse que está gostando, foi bem recebido pelos funcionários do local. Ele como os outros está aguardando ser chamado pelo governo federal, ele mora de aluguel junto o amigo Humberto Soto. Todos estão aguardando uma nova oportunidade para trabalhar no Brasil como medico. 

- Secretário de Saúde de Itaituba; Iamax Padro: Disse que 05 médicos cubanos estavam trabalhando no município no sistema de cooperados entre município e governo federal, dos 05 apenas um médico ficou trabalhando na comunidade de Campo Verde km 30, os outros voltaram para cuba, os médicos estavam trabalhando em: Distrito de Campo Verde km 30; Distrito de Moraes Almeida; Comunidade de Barreiras; Comunidade de Crepurizão; Comunidade Crepuriznho. O secretário disse que para suprir a ausência dos médicos cubanos eles estão fazendo mutirões nas referidas comunidades para atender a demanda da população.

- Segundo o governo os brasileiros ocuparam todas as vagas deixadas por cubanos no Mais Médicos.  Todas as 8.517 vagas do atual edital do programa Mais Médicos, que ficaram abertas após o fim da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), foram preenchidas por profissionais brasileiros. Na última quarta-feira (13) os brasileiros formados no exterior, que tiveram as inscrições validadas, selecionaram as 1.397 vagas que ainda estavam abertas no programa em 667 localidades, todas as vagas foram ocupadas.

- Após esta etapa, o Ministério da Saúde irá divulgar, em 19 de fevereiro, a lista completa dos profissionais alocados em cada localidade. Todos os profissionais alocados nesta etapa, que não tiverem o Registro do Ministério da Saúde (RMS), realizarão um (módulo de acolhimento), onde terão aulas e passarão por avaliação da coordenação nacional do programa. Com isso, não deve haver chamada para profissionais de outros países para este edital de reposição. http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45211-brasileiros-ocupam-todas-as-vagas-de-cubanos-no-mais-medicos?utm_source=45211-brasileiros-ocupam-todas-as-vagas-de-cubanos-no-mais-medicos&utm_medium=45211-brasileiros-ocupam-todas-as-vagas-de-cubanos-no-mais-medicos&utm_campaign=agencia-saude&utm_term=agencia_saude

FONTE: JUNIOR RIBEIRO 

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas