http://www.blogdojuniorribeiro.com/

O ministro da Saúde, Nelson Teich, e o secretário-executivo da pasta, general Eduardo Pazuello, estão em Manaus para reunião com o prefeito Arthur Virgílio e demais autoridades locais e visita a serviços de saúde, como o Hospital de Retaguarda Nilton Lins, Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azir e Hospital de Campanha Municipal. Está prevista ainda visita às instalações do Comando Militar da Amazônia.

APOIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE: O Ministério da Saúde também distribuiu cerca de 1,5 milhão de Equipamentos de Proteção Individual para o estado do Amazonas, sendo 88.803 aventais descartáveis, 455.048 luvas, 79.800 máscaras N95, 488.800 máscaras cirúrgicas, 1.340 óculos de proteção, 4.500 sapatilhas e 337.500 toucas descartáveis, além de mais de 15 mil litros de álcool etílico.

Para fortalecer o sistema de saúde do estado, o Ministério da Saúde também habilitou 184 leitos de UTI Adulto e Pediátrico, em cinco hospitais em Manaus, para atender exclusivamente pacientes graves ou críticos com COVID-19. São eles: Hospital e Maternidade Chapot Prevost, Hospital Nilton Lins, Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, Hospital Universitário Getúlio Vargas e Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte Delphina Aziz. Por cada leito, passam a ser pagos R$ 1,6 mil por diária do leito de UTI – o dobro do que normalmente é repassado. Foram enviados 90 respiradores para o Amazonas, sendo 35 ventiladores de transporte e 55 de UTI.

O estado amazonense recebeu ainda do Ministério da Saúde mais de 116 mil testes de diagnóstico sendo 40.768 RT-PCR (biologia molecular) e 75.320 testes rápidos.

O BRASIL CONTA COMIGO: Os 267 profissionais de saúde, contratados pelo Ministério da Saúde, para atuar no enfrentamento à COVID-19 chegaram ao estado do Amazonas nesta segunda-feira (4) e passam por capacitação. São 37 médicos, 118 enfermeiros, 57 técnicos em enfermagem, 26 fisioterapeutas, 12 farmacêuticos e 17 biomédicos. A capacitação inclui aulas teóricas e simulações práticas e segue até quarta-feira (06). Na manhã de hoje, participaram de palestra com os psiquiatras da Sociedade Brasileira de Psiquiatria – Regional Amazonas (SBP-AM), Jorge Akel e Cleber Naief, sobre os cuidados com a saúde mental. A partir de quinta (7), os profissionais começam o atendimento à população.

Estes profissionais se inscreveram na ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”, que está cadastrando e capacitando profissionais, residentes e estudantes da área de saúde de todo o país para atuarem no atendimento à população diante da pandemia de coronavírus, em apoio aos estados e municípios que mais precisam.  Além da estratégia “O Brasil Conta Comigo”, o Ministério da Saúde já havia enviado ao estado do Amazonas 29 voluntários da Força Nacional do SUS (FN-SUS), sendo 8 médicos, 19 enfermeiros e 2 fisioterapeutas para atuação temporária no enfrentamento à doença.

Por Tinna Oliveira e Bruno Cassiano, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-2745 / 2351

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas