http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Morreu na madrugada desta terça feira, 02/06/2020, em Belém o indígena de Itaituba; Amâncio Ikõ Munduruku, decorrente de complicações da infecção humana por Covid-19. Amâncio era efetivo da Secretária Municipal de Educação de Itaituba, desde 1999, como auxiliar Administrativo pela Escola Municipal de Ens. Fund. Indígena Ikon Bijatpu, na Aldeia do Mangue, em Itaituba.

Amâncio auxiliava com informações e orientações muitos acadêmicos que o procuravam para discorrer sobre a temática da educação indígena; foi precursor sobre organizações indígenas e resistência, teve um papel muito importante na organização da saúde indígena, sendo o primeiro Conselheiro Distrital do Rio Tapajós; foi Presidente do CONDISI, Primeiro Presidente da Coordenação da Associação Indígena Pariri do Médio Tapajós; contribuiu de forma massiva com informações sobre a história do povo Munduruku para um grupo seleto de professores-pesquisadores da Cultura Indígena Munduruku. Por toda sua história, por tudo que lutou e representa para o Povo Munduruku.

No dia 24 de maio, o indígena Amâncio Munduruku deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento-UPA, com sintomas do COVID-19. Com o agravamento do quadro clínico foi transferido para a UTI do Hospital Municipal, ficando ligado ao respirador mecânico, porém, diante da gravidade do seu quadro clínico foi necessário sua transferência para Belém, uma vez que Itaituba ainda não dispõe de UTI com tratamento intensivo.

Segundo a Coordenadora da UPA Elaine Érica, o indígena estava dispneico, totalmente dependendo de oxigênio. Com o agravamento da doença, a Secretaria de Saúde solicitou da SESMA -Belém a transferência do paciente e imediatamente foi disponibilizado uma UTI Aérea para transferi-lo para a capital do estado, porém na madrugada desta terça feira o mesmo não resistiu e veio a óbito.


Fonte: Junior Ribeiro com informações da SEMED e SEMSA


Jacareacanga: MORRE O CACIQUE GUERREIRO VICENTE SAW MUNDURUKU DA ALDEIA SAI CINZA


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas