O governador do Estado, Helder Barbalho, inaugurou na tarde desta quinta-feira, 09/07/2020, o Hospital Regional do Tapajós (HRT) Teófilo Olegário Furtado, em Itaituba. O governador Hélder Barbalho foi recebido no aeroporto de Itaituba pelo prefeito Valmir Clímaco, pelo Deputado Estadual Hilton Aguiar e outras lideranças políticas da região. Hilton Aguiar foi um dos grandes lutadores para a construção do Hospital Regional Tapajós em Itaituba, sempre esteve cobrando agilidade do governo para a conclusão da obra e agora a inauguração do HRT. O prefeito Valmir Clímaco também sempre esteve na linha de frente para a construção, conclusão e inauguração do Hospital Regional do Tapajós.  
Projetado para ofertar atendimento de alta complexidade, a unidade funcionará inicialmente como referência para atendimento de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19. Com a pandemia estabilizada, o hospital oferecerá serviços de urgência e emergência de natureza clínica e cirúrgica nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica e Clínica Obstétrica. 
Com uma área construída de 16.290 metros quadrados, a unidade de saúde conta com 164 leitos. O HRT terá capacidade para atender cerca de 250 mil pessoas de Itaituba e outros cinco municípios da região de saúde do Tapajós, como Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro e Rurópolis.
A nova instituição hospitalar também vai dispor de um ambulatório com nove consultórios para consultas em Clínica Geral, Traumatologia, Ortopedia, Cardiologia, Infectologia e Urologia. A seção ambulatorial terá, ainda, serviços de enfermagem, coleta de exames, farmácia, eletrocardiograma, psicologia, terapia ocupacional e serviço social. Também terá um centro cirúrgico com oito salas, sendo duas para Obstetrícia.
Um dos procedimentos mais importantes a serem oferecidos em nível ambulatorial será o de Terapia Renal Substitutiva, com 22 máquinas de hemodiálise – o que evitará o deslocamento de pacientes para atendimento em outras regiões do Estado.
Como suporte ao atendimento médico, o HRT contará com um centro de diagnóstico com serviços de laboratório de análises clínicas, raios-X, raios-X telecomandado, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, Holter, Mapa, teste ergométrico, endoscopia e colonoscopia.
Também são fundamentais para o funcionamento do novo hospital, os serviços de apoio assistencial, que estão distribuídos entre serviços administrativos, portaria e recepção, vigilância e segurança patrimonial, hotelaria, lavanderia, rouparia, nutrição e dietética, manutenção e engenharia, equipamentos médicos e predial, conservação e jardinagem, manutenção de água e esgoto, manutenção de sistemas de tecnologia da informação e telemedicina, gases medicinais, transporte externo de pacientes, limpeza e higienização e logística hospitalar de resíduos.


Fonte: Blog do Junior e Agência Pará 
Fotos: Repórter Cinematográfico Caio Ferreira TV Record Itaituba

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

CASA DOS PADRÕES E ENERGIA SOLAR:

Está pagando talão de energia com valores exorbitantes? Quer pagar só a taxa mínima?Entre em contato com nossa equipe que está esperando para lhe atender.- Loja: (93) 99241-1288 – - Setor Técnico: (93) 99193-1288. - E-mail: casadospadroes.stm@gmail.com - Site: https://www.casadospadroes.com.br/energia-solar - https://www.instagram.com/casadospadroes.energiasolar/