http://www.blogdojuniorribeiro.com/

O Estado do Pará tem aproximadamente 18 mil seções eleitorais e deve contar com pelo menos 80 mil mesários voluntários. 

Com a definição das datas das eleições deste ano, as quais serão marcadas pela escolha dos novos gestores municipais em todo o país, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará tem a missão de garantir o direito do cidadão de escolher seus representantes políticos nos 144 municípios paraenses.

De acordo com o Secretário de Gestão de Pessoas do TRE do Pará, Rodrigo Valdez, cada mesa receptora de votos deve ter quatro membros e cada local de votação, pelo menos um supervisor.

A convocação dos mesários é feita por meio de edital publicado pelo Cartório Eleitoral, e também por uma “notificação” que normalmente é endereçada ao trabalho ou à moradia do convocado. “Neste ano, o Tribunal regulamentou a possibilidade de que os cartórios eleitorais enviem a notificação de convocação por e-mail ou aplicativo de mensagem, desde que previamente autorizado pelo eleitor”, explica Rodrigo Valdez.

Quem pretende ser Mesário Voluntário nas eleições municipais ainda pode se inscrever. Os requisitos são: que o eleitor seja maior de 18 anos; que esteja em situação regular de sua inscrição na Justiça Eleitoral. “As inscrições continuam abertas, ainda por tempo indeterminado, no site do TRE/PA. Não poderão servir como mesários, entretanto, os parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, entre outros, conforme restrição do Código Eleitoral”, pontua o Secretário.

Ele destaca a importância do processo eleitoral para a democracia no país. “A Justiça Eleitoral entende que a atuação voluntária do eleitor no processo de recepção dos votos é fator crucial para a construção de uma cidadania ativa e participativa, importando não apenas na solidariedade social, mas na criação de um valor expressivo para a vida política de um país democrático”, finaliza Rodrigo Valdez.

Participação –Pelo segundo ano, o autônomo Elton Amaral, 27 anos, será mesário voluntário em um processo eleitoral. “Eu fui presidente de seção e a experiência foi maravilhosa. A minha seção não teve problema, nem atraso, foi um trabalho muito bom”.

Para as eleições deste ano, Elton Amaral diz que será um desafio. “Esse ano, creio que é um ano de mais desafios para todos nós voluntários. Eu vejo este trabalho muito importante para você, como cidadão, participar de um momento histórico para a sociedade, para o nosso país”, comemora. 

Para inscrição como Mesário Voluntário basta acessar o site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Pará pelo endereço www.tre-pa.jus.br, buscando as abas Eleições e Eleitor / Mesário.

Fonte: TRE-PÁ 

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas