Uma equipe do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba, supervisionada por um representante da Secretaria de Saúde do Estado e uma representante do Ministério da Saúde, estiveram cerca de 14 dias realizando uma ação de combate à malária na região garimpeira de Itaituba, nas faixas da Transamazônica; Rio Tapajós; Transgarimpeira e garimpos que ficam mais próximos do município de Novo Progresso, porém pertencem a cobertura de Itaituba, como os garimpos do “Pistinha e São Raimundo”, localizados a cerca de 700 km do município. 
O chefe do setor de endemias de Itaituba Eulison Braga esteve fazendo parte da equipe, e segundo ele se fez necessário levar os representantes da SESPA e do Ministério da Saúde para conhecessem de perto a realidade enfrentada pelos agentes para o combate à malária na região garimpeira de Itaituba, ressaltou as dificuldades enfrentadas pela equipe, mas no final fez uma avaliação positiva da ação. 

(Eulison Braga)

A malária é uma infecção parasitária que afeta os glóbulos vermelhos do sangue. É uma doença evitável, detectável e tratável, que se apresenta mais comumente nas regiões amazônicas.  A doença é causada por parasitas do gênero PLASMODIUM. O parasita é transmitido através da picada da fêmea do mosquito ANOPHELES infectado, geralmente picam entre o anoitecer e o amanhecer. A malária começa como a gripe, com os primeiros sintomas surgindo entre nove e 14 dias após a infecção. Os sintomas incluem febre (podem ocorrer ciclos típicos de febre, calafrios e suor em grande quantidade), dor nas articulações, dores de cabeça, vômitos frequentes, convulsões e coma.

Fonte: Junior Ribeiro 
Fotos: Setor de Endemias 



Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

CASA DOS PADRÕES E ENERGIA SOLAR:

Está pagando talão de energia com valores exorbitantes? Quer pagar só a taxa mínima?Entre em contato com nossa equipe que está esperando para lhe atender.- Loja: (93) 99241-1288 – - Setor Técnico: (93) 99193-1288. - E-mail: casadospadroes.stm@gmail.com - Site: https://www.casadospadroes.com.br/energia-solar - https://www.instagram.com/casadospadroes.energiasolar/