http://www.blogdojuniorribeiro.com/

 

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na última terça-feira (20), em Anapu, sudoeste paraense, mandados de busca e apreensão contra mineradores ilegais que atuam na área de servidão de um linhão que escoa energia elétria gerada na Usina de Belo Monte ao resto do país. A ação é parte da Operação "Black Hawk", que visa garantir a segurança do serviço de utilidade pública.

As investigações da PF apontaram que o fornecimento de energia estava sendo comprometido porque a atividade de extração ilegal de minério na região estava avançando nos terrenos próximos às cinco torres de transmissão de alta tensão do complexo.Na base de cada torre da linha de transmissão de energia há uma área de servidão de 50 metros em cada direção, a partir do centro da estrutura, que serve para garantir a segurança e a estabilidade das torres.A atividade ilegal de mineradores estaria colocando em risco essa área de segurança, o que ameaçaria o fornecimento de energia aos grandes polos consumidores de energia, podendo, inclusive, gerar risco de falta de eletricidade nos hospitais que atendem a atual demanda da pandemia de covid-19.

A PF cumpriu mandados de busca e apreensão para inibir a atividade mineradora ilegal e avaliar como está a situação na região. A operação também teve como objetivo garantir a segurança da equipe de engenheiros que atua em Belo Monte.Caso confirmada a hipótese criminal, os envolvidos serão responsabilizados pelos delitos do art. 55 da Lei 9.605/98, art. 2º da Lei 8.176/91 e art. 265 do CP, cujas penas somadas podem ultrapassar os 10 anos de prisão.O nome da operação (Black Hawk) faz referência ao nome do helicóptero popularmente utilizado pelas forças armadas em atividade bélicas.

Fonte: https://www.oliberal.com/


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas