http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Junior Ribeiro
Cenas de um filme de terror foram vistas na vida real, no início desta semana, por moradores de comunidades localizadas às margens do rio Amazonas, entre os estados do Amapá e Pará, na região Norte do Brasil. Após a conclusão dos serviços de reflutuação, na última segunda-feira, 06, o navio Anna Karoline III, auxiliado por um rebocador, iniciou viagem do local do acidente, com destino à Santarém, assustando dezenas de ribeirinhos.

O naufrágio do navio aconteceu no dia 29 de fevereiro último, na localidade de Boca do Rio Jarí, no Sul do Amapá. Os moradores contam o susto que tiveram quando viram a embarcação navegando. "Eu estava fazendo o almoço quando a minha sobrinha me chamou pra frente da casa. Aí eu também me assustei com aquele navio sem ninguém e com jeito de que estava numa guerra", relata a pescadora, Josiane Mota, moradora de uma comunidade ribeirinha as margens do rio Amazonas, no Pará.

Segundo ela, quando anoiteceu, sua sobrinha não conseguiu dormir com a cena que tinha visto. "Quando a gente estava vendo o navio, a menina perguntou: Tia, isso é um fantasma, né? Aí eu assustada também, não sei nem o que respondi pra ela. De noite a menina não conseguiu dormir", afirma Josiane.

NAVIO JÁ ESTÁ EM SANTARÉM

O navio Anna Karoline III chegou na madrugada deste sábado (11) a Santarém e está ancorado em uma balsa particular no poro ao lado da Tecejuta. Como era esperando, a chegada do navio foi bem recebida pelas pessoas que trabalham no porto (taxistas, vendedores, carregadores, etc). Um taxista questionou a posição da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, que é a responsável pela administração do porto.

A TRAGÉDIA

"Uma tragédia que comoveu a nossa terra e mobilizou o estado chegou a uma conclusão", declarou, em nota, o Governo do Amapá, após o encerramento da operação de reflutuação e resgate do navio Anna Karoline III, na segunda-feira, 06. O navio estava a uma distância de 442 metros da margem e 12 metros de profundidade. Durante a operação, 5 corpos foram encontrados dentro da embarcação, totalizando 39 óbitos e 51 sobreviventes.

De acordo com o Governo do Amapá, os corpos encontrados na etapa final das buscas são de dois homens, duas mulheres e uma criança, que foram levados para Gurupá, no Pará, para que sejam reconhecidos posteriormente. Ainda, segundo o Governo do Amapá, também foram retirados restos mortais que serão examinados para identificação.

"A operação foi uma grande força-tarefa de colaboração entre o Estado, municípios e o Governo do Pará. Fora mais de 50 militares, entre policiais, Marinha e Corpo de Bombeiros", informou, em nota. O Governo do Amapá revelou que tomou a frente no resgate, por conta da omissão dos proprietários no navio, onde o custo da operação foi de R$ 2,4 milhões.

"O Estado irá pedir na Justiça o ressarcimento do valor. A operação foi intensa, difícil e contou com muitos contratempos, e também muito planejamento para que os familiares fossem atendidos com o máximo de cuidado, respeito e celeridade. Um compromisso firmado com todos", garantiu o Governo do Amapá.

Por: Manoel Cardoso
Fonte: Portal Santarém
Portal Santarém 

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

https://www.instagram.com/itafriositaituba/

Ita frios Distribuindo qualidade. Entre em contato e faça já o seu pedido. Cel.: (93) 99196-3617 📞 De segunda à sábado Tv. Treze de Maio, 570, Centro, Itaituba, Brazil 68180635