http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Jacareacanga - O município perde uma das mais ilustres figuras indígenas, moradoras da cidade, que é o octagenário Jeronimo Manhuari Munduruku, que padecia de outros males mas, que testou positivo para o Coronavírus e muito provavelmente foi mesmo vitimado pelo COVID-19. Aguarda-se  para as próximas horas  a edição do Boletim da Secretaria de Saúde do Município.

Jerônimo, era genitor do Vereador Gerson Manhuari Munduruku ou simplesmente Gersinho, e  tinha como atividade  a exploração e manutenção de um pequeno comercio, que funcionava durante a semana, sendo fechado nas sextas-feiras onde cerrava as portas para assistir as sessões  da Câmara Municipal de onde avaliava a performance dos oradores na tribuna. Foi durante muitos anos garimpeiro e comerciante no Rio das Tropas. Todos os anos no dia de seu aniversário recebia dos filhos uma grande festa, os quais tinham pelo velho indígena respeito profundo. Com a morte do patriarca dos Manhuari, se extingue uma pagina riquíssima e ainda a ser mais estudada  da necessidade que obrigou o indígena ao contato  intermitente com a sociedade envolvente. Jerônimo não é o herói do sertão como narra certo conto americano, Jerônimo é herói da resistência onde aprendeu a conviver com os "brancos" para não ser dominado.

Admirador confesso de meu trabalho indigenista à frente da Funai durante 12 anos, nessa morte perco um grande e bom amigo. Imagino a comoção na família dos Manhuari e principalmente na família do Vereador Gersinho e de seu irmão Genildo, que deixaram a vida do pai, melhor economicamente e feliz, até sua morte no ocaso deste dia, que todos em Jacareacanga lamentam.


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas